segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Interfaces da memória de secundária

Porta Paralela: de Impressoras

 

 

 

Como pode ser visto acima, a porta paralela do computador tem 25 plugs fêmeas e o conector da impressora 36, isso se deve ao fato de que existem vários fios terra (signal ground), que se estabilizam em 0 volt e que na maioria dos casos pode ser repetida, e também à existência de plugs sem sinal, como é o caso dos plugs 34 e 35.

 

 

Acima temos uma tabela com a equivalência entre os pinos.
Para que o programa consiga controlar a porta paralela é necessário que ele possua uma interface de comunicação com ela.


Porta Serie

 A interface serial ou porta serial, também conhecida como RS-232 é uma porta de comunicação utilizada para conectar modems, mouses (ratos), algumas impressoras, scanners e outros equipamentos de hardware. Na interface serial, os bits são transferidos em fila, ou seja, um bit de dados de cada vez. O padrão RS-232 foi originalmente definido para uma comunicação por meio de 25 fios diferentes. A IBM ao utilizar o padrão para o seu projeto do IBM-PC, definiu que apenas 9 pinos seriam necessários. Todavia, manteve-se nos computadores o conector DB25, por ser um padrão da época.

 

 USB

 Todo computador comprado atualmente possui uma ou mais portas (conectores) USB. Estas portas USB permitem que se conecte desde mouses a impressoras em seu computador. O sistema operacional também suporta a interface USB, assim a instalação do driver do dispositivo é rápida e fácil. Em comparação a outras formas de conexão de dispositivos (incluindo-se portas paralelas, portas seriais e placas especiais instaladas dentro do gabinete da máquina), os dispositivos USB são incrivelmente simples.  

 

 

FireWire

O FireWire (também conhecido como i.Link, IEEE 1394 ou High Performance Serial Bus/HPSB) é uma interface serial para computadores pessoais e aparelhos digitais de áudio e vídeo que oferece comunicações de alta velocidade e serviços de dados em tempo real. O FireWire pode ser considerado uma tecnologia sucessora da quase obsoleta interface paralela SCSI.

 


 



 

 eSATA

O eSATA (external SATA) é um padrão de conector SATA externo, que mantém a mesma velocidade de transmissão. As placas-mãe mais recentes já estão vindo com conectores eSATA embutidos, mas também é possível utilizar uma controladora PCI Express, ou mesmo PCI.


Ao contrário do USB, o conector eSATA não transmite energia, de forma que ele só permite a conexão de HDs e outros dispositivos com fontes de alimentação (ou baterias). Não seria uma solução prática para pendrives.



Light Peak 
Recentemente, a Intel apresentou um novo standard para ligar periféricos aos computadores baseado em luz, o Light Peak. Este novo standard tem como objectivo substituir a multitude de ligações que agora são comuns num computador, incluindo as portas USB, Ethernet ou mesmo vídeo, por uma única com uma enorme largura de banda, que pode atingir os 10 Gbps.

Mas de acordo com fontes fidedignas citadas pelo site Engadget, o Light Peak foi uma ideia que a Apple levou Intel há uns anos, propondo que a empresa criasse o standard. 



 



Sem comentários:

Enviar um comentário