Memória SRAM: é um tipo de memória de acesso aleatório que mantém os dados armazenados desde que seja mantida sua alimentação, não precisando que as células que armazenam os bits sejam refrescadas (atualizadas de tempo em tempo), como é o caso das memórias DRAM.
DRAM: é um tipo de memória RAM de acesso direto que armazena cada bit de dados num condensador ou Capacitor. O número de elétrons armazenados no condensador determina se o bit é considerado 1 ou 0. Como vai havendo fuga de elétrons do condensador, a informação acaba por se perder, a não ser que a carga seja refrescada periodicamente.
Variantes de cada um dos tipos de memória acima indicados:
VRAM é um acrónimo para Video RAM. Este é um termo geralmente usado em computadores para descrever RAM dedicada ao propósito de exibir gráficos bitmap em hardware gráfico.
WRAM sabida também como a RAM do cartão de accelerator de Windows, é uma modificação de VRAM e é usada também para finalidades da exposição video. Como VRAM, WRAM é memória dual-ported, mas funciona aproximadamente 25 por cento mais rápido. No general, WRAM oferece o desempenho melhor do que VRAM (e em um preço mais barato).
RIMM Há um sabor de alta velocidade novo do DRAM no mercado chamado Rambus DRAM (RDRAM), que funciona em velocidades ao redor 800 megahertz! As microplaquetas de RDRAM têm uma largura interna 16-bit de barramento e são empacotadas junto em um 184-pino (ouro chapeado) módulo da memória chamado um módulo inline da memória de Rambus (RIMM). A fim fazer exame da vantagem deste tipo de memória, você necessitará um cartão-matriz e um chipset que suportem RDRAM.
EDO-RAM As memórias EDO (Extended Data Output) foram introduzidas a partir de 1994 e trouxeram mais uma melhoria significativa no modo de acesso a dados. Nas memórias FPM, uma leitura não pode ser iniciada antes que a anterior termine, mesmo dentro do burst de 4 leituras dentro da mesma linha. O controlador precisa esperar que os dados referentes à leitura anterior cheguem, antes de poder ativar endereço CAS seguinte.
DDR SDRAM ou double-data-rate synchronous dynamic random access memory (memória de acesso aleatório dinâmica síncrona de dupla taxa de transferência ) é um tipo de circuito integrado de memória utilizado em computadores, derivada das muito conhecidas SDRAM e combinada com a técnica DDR, que consiste em transferir dois dados por pulso de clock, obtendo assim, teoricamente, o dobro de desempenho em relação a técnica tradicional de transferência de dados quando operando sob a mesma freqüência de clock.
Sem comentários:
Enviar um comentário